Voltar para Notícias

Estatísticas da temporada paulista de 2014

21/01/2015
Guabi Polo avança na disputa de penaltis (crédito - Melito Cerezo)

Palco dos principais torneios de polo no Brasil, o Estado de São Paulo encerrou em outubro sua temporada de 2014. Dentre as principais competições estiveram o Campeonato Brasileiro de Polo, o Aberto do Estado de São Paulo e o Aberto do Helvetia, todos de alto handicap. Em parceria com o 30jardas, a Federação Paulista de Polo (FPP) fez um levantamento estatístico de partidas e atletas que atuaram no Helvetia Polo Country Club, Franca Polo Clube e Mata Chica Polo Clube.

 

Média de gols e recordes

A temporada paulista sediou 25 torneios, além de duas competições de juniores. Foram 343 partidas e 6.165 gols, com média de 17,9 gols por jogo. 192 atletas participaram dos campeonatos em São Paulo.

 

Números - Torneios temporada paulista

 

Com participações em torneios de vários níveis, a equipe Invernada foi a mais atuante na temporada, com 46 jogos, seguido de Tigres (32) e Hípica Polo Uk (29). A partida com mais gols na temporada aconteceu no torneio Mata Chica, quando Estrela venceu Rio de Janeiro por 16 a 14. Já a equipe Agudo foi responsável pela vitória mais elástica, quando superou Abacateiro na Copa Andrea Moroni pelo placar de 19 a 5.

 

No Campeonato Brasileiro de 2 gols de handicap, Corinthians Polo venceu Unipolo por 4 a 0 no confronto com menos gols na temporada. 

 

estatísticas - placares e diferenças de gols

 

Gustavo Garcia e Aluísio Villela: os que mais atuaram

Parceiros em diversas equipes, Gustavo Garcia e Aluísio Villela foram os atletas que mais atuaram, com 54 e 53 partidas, respectivamente. O alto número de jogos é refletido em títulos: ambos conquistaram cinco taças no ano, sendo quatro delas defendendo a mesma equipe (Hípica Polo Uk). A terceira posição dentre os que mais atuaram ficou com o jovem Dudu Zacharias, que atuou grande parte da temporada por 3 Colinas.

 

Entretanto, o melhor aproveitamento individual da temporada ficou com outro jogador. Analisando apenas atletas com mais de dez partidas, Lincoln Junqueira e Marcelinho Junqueira tiveram os melhores aproveitamentos do ano, vencendo 80% de seus jogos. Em terceiro lugar está Luigi Cosenza, de Hípica Polo, que terminou a temporada com um aproveitamento de 79,3%.

 

Se o ano foi excelente para alguns atletas, para outros não foi tão bom assim. Robertinho Villa Real teve o desempenho menos satisfatório da temporada, com apenas 21,4% de aproveitamento, seguido de Cadu Camargo, com 24,14%. André Ribeiro, José Luiz Toledo e José Eduardo S. Aranha empatam na terceira colocação com 25% de aproveitamento cada.

 

Clique aqui para ver a tabela completa com as estatísticas da temporada paulista de 2014.

 

Estatísticas - atletas - jogos e aproveitamentos



Voltar para Notícias
Veja também
Comentários