Voltar para Notícias

Entrevista: Francisco Junqueira

04/09/2013
Francisco Junqueira, presidente da FPP.

Para comemorar o lançamento do novo site da Federação Paulista de Polo (FPP), a equipe 30jardas entrevistou Francisco Junqueira, presidente em exercício da federação. Francisco falou sobre a temporada 2013, e comentou a participação de atletas e jogadores do polo paulista.

 

Confira a entrevista abaixo:

 

30jardas: O que de melhor aconteceu na temporada 2013 do polo paulista? E o que precisa ser melhor trabalhado?

 

Francisco Junqueira: Foi uma temporada muito boa, tivemos torneios de ótimo nível técnico, tropas cada vez melhores e excelente qualidade dos campos. Além do Helvetia Polo Country Clube (HPCC), já reconhecido como o maior centro de polo do Brasil, tivemos dois torneios com sucesso no Franca Polo Clube, dois no Mata Chica Polo Clube e um organizado pela Sociedade Hípica de Orlândia.

 

Tivemos um evento que se torna cada vez mais importante realizado na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, o 3º Polo Challenge, além de eventos na Sociedade Hípica Paulista. No dia 7 de setembro é a vez do Clube Hípico de Colina. Também há a fantástica Copa de Ouro, realizada pelo São José Polo Clube, com a presença de renomados jogadores argentinos, a ótima qualidade dos campos e da maravilhosa confraternização.

 

Acredito que precisamos trabalhar melhor na formação de novos jogadores. Destaco o papel feito pela escolinha da Sociedade Hípica Paulista e da Fazenda Cana Verde que possibilitam um primeiro contato com nosso esporte. Penso que necessitamos de mais escolas, principalmente no interior, pois o esporte fica restrito aos jogadores filhos e familiares de polistas, não havendo assim maior renovação.

 

Outro ponto polêmico é em relação à arbitragem profissional. Houve reações exageradas de alguns jogadores, acredito que as punições devam ser severas, pois senão perderemos o controle. A FPP, junto com seus clubes filiados, buscará melhorar cada vez mais o nível da arbitragem, mas depois que o juiz estiver em campo ele é a autoridade máxima, devendo ser respeitado por todos.

 

30jardas: Como a FPP trabalha em conjunto com o Helvetia para garantir a qualidade na realização dos eventos?

 

Junqueira: A Federação Paulista de Polo busca auxiliar não só o HPCC como todos clubes filiados na realização dos eventos. Queremos aproximar mais a federação dos clubes, promovendo palestras sobre arbitragem, discutindo regras do jogo, além da divulgação institucional do esporte através de uma atuante assessoria de imprensa.

 

30jardas: O que espera da temporada de 2014 para o polo paulista?

 

Junqueira: Com as novas modificações de handicap, a temporada de 2014 promete. Acredito que teremos um nível de competitividade bem maior, com mais equipes aptas a disputar títulos, buscando também um maior intercâmbio de jogadores entre os clubes filiados, tentando prestigiar os clubes do interior.

 

30jardas: Quais jogadores de São Paulo se destacaram esse ano, na sua opinião?

 

Junqueira: No alto handicap, as organizações mais sólidas são a de São José Polo, onde Willian Rodrigues foi o destaque, e de Itanhangá, destacando-se Juan Grossi e João Paulo Ganon.

 

Já no médio handicap menciono a equipe Guabi, com os irmãos Alexandre e Henrique Junqueira fazendo uma temporada excelente. No baixo handicap, a equipe Invernada, onde Gabriel Villela Rosa teve um ano muito bom.

 

30jardas: Há diversos jogadores juvenis participando das competições de baixo handicap? Você vê o futuro do polo paulista com otimismo?

 

Junqueira: Como dito anteriormente, acredito que ainda precisamos de maior renovação fora da família do polo. Mas sem dúvida temos uma safra de jogadores juvenis excelentes, como Dudu Parisi, Gito Junqueira, Carlinhos Mansur, Ziza Meirelles, Dudu Zacharias, Oswaldinho Mendonça, Xande Mello, Duduzinho Junqueira, entre outros.

 

30jardas: Como vê o remodelamento da plataforma de comunicação da FPP, em parceria com a equipe 30jardas?

 

Junqueira: Buscamos com esse remodelamento junto à equipe 30jardas uma maior proximidade dos clubes e jogadores com a federação, além de mais agilidade nas comunicações oficiais. Outro ponto importante é o reforço do papel institucional, tendo abrangência nacional e internacional, através de releases periódicos.

 

O 30jardas já mostrou sua enorme qualidade, agilidade e imparcialidade, portanto a Federação Paulista de Polo tem o maior prazer em firmar esta parceria com esse conceituado meio de comunicação.



Voltar para Notícias
Veja também
Comentários