Conheça o Polo


História do Polo

Para entender as origens do polo, precisamos voltar à Pérsia. Há relatos de jogos no quinto século a.C., quando o polo era ainda um treino para as cavalarias. Sultões, reis e príncipes eram praticantes no território hoje chamado de Irã, onde até pouco tempo atrás o esporte manteve sua popularidade.

 

O polo se espalhou e percorreu do Irã até outras partes da Ásia, como por exemplo Índia e China. Há quem diga que o nome polo tenha origem na palavra tibetana pulu, que significa bola.

 

Passados muitos séculos, o polo no formato em que conhecemos hoje começou a se estruturar na Índia. Foi no estado indiano de Manipur que o esporte ganhou algum formato e na cidade indiana de Silchar, em 1834 que o primeiro clube de polo foi inaugurado. Mas as regras não eram idênticas. Ao invés de quatro jogadores por equipe, eram sete, e não existiam balizas para demarcar os gols, bastando apenas atirar a bola para fora do campo para pontuar.

 

A Índia foi colonizada pelos britânicos que logo tomaram conhecimento do jogo. Em 1862 dois soldados fundaram o Calcutta Polo Club, o clube de polo em atividade mais antigo do mundo. Depois disso, os mesmos britânicos difundiram o polo ao redor do mundo. Doze anos depois, foram responsáveis por formalizar muitas das regras vigentes atualmente, e o fizeram no Hurlingham Polo Association, também ainda ativo.

 

Entre os países que receberam o polo dos britânicos estava a Argentina e o resultado foi muito além da disseminação. Os argentinos se tornaram a maior potência do esporte e seus torneios reúnem os melhores jogadores do mundo. Como consequência, o polo encontrou espaço em outros lugares do continente, entre eles o Brasil.

 

 

Polo no Brasil

Os primeiros relatos de polo no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, quando ingleses fundaram o Gávea Polo e Golf Clube, na década de 20. Em São Paulo o esporte começou no interior, em Orlândia e Colina, antes de chegar na Sociedade Hípica Paulista, na capital.

 

Existe também a influência dos militares no desenvolvimento do polo brasileiro, como por exemplo no Rio Grande do Sul e os regimentos de cavalaria de Porto Alegre, Uruguaiana e cidades fronteiriças. Ainda hoje, o exército brasileiro cumpre importante papel com torneios no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

No Estado de São Paulo, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Avaré propagam a modalidade. Mas é em Indaiatuba que é praticado o polo de melhor nível no país. Entre campos particulares e campos do Helvetia Polo Country Club, atuam ao longo do ano os principais jogadores do Brasil. Diversos torneios são realizados, mas entre eles estão os três mais importantes do país: a Copa Ouro, o Aberto do Estado de São Paulo e o Aberto do Helvetia.

 

 

Olimpíadas e Copas do Mundo

O polo já foi esporte olímpico, em cinco ocasiões. Mas a última delas foi em Berlim, no ano de 1936. A Grã-Bretanha liderou o quadro de medalhas considerando as cinco edições.

 

Leia mais sobre polo e Olimpíadas aqui!

 

Desde 1987 nove Mundiais foram realizados, sendo a próxima edição em 2014. A Argentina venceu a competição quatro vezes e o Brasil aparece como o segundo maior campeão. São três títulos, 1995, 2001 e 2004. Além dos dois países, Chile e Estados Unidos já foram campeões mundiais.

 

Aproveite e baixe aqui o arquivo com as regras do polo em vigência no Brasil. O arquivo foi disponibilizado pela Confederação Brasileira de Polo. Clique aqui!

 

 

Participação de leitores e colunistas

Coluna de Mano Figueiredo, trazendo a história do polo no Rio Grande do Sul! Leia aqui!

 

Coluna de Eduardo Ferraz, contando a história do polo em Minas Gerais. Veja!

 

Foto do Campeonato Brasileiro de 1970. Enviada por José Klabin


Foto do Campeonato Brasileiro de 1970. Enviada por José Klaxon

 

Equipe da Federação Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Polo. Enviada por José Klabin


Equipe da Federação Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Polo. Enviada por José Klabin

 

Equipe campeã do primeiro Aberto do Estado de São Paulo - 1960. Enviada por José Klabin


Equipe campeã do primeiro Aberto do Estado de São Paulo – 1960. Enviada por José Klabin